quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cubaritmo

Cubaritmo

Olá pessoal, muitas pessoas me perguntam:
Como você fazia para fazer as contas de matemática na escola?
Respondendo esta pergunta, eu utilizava o cubaritmo. A baixo coloco um
artigo que explica um pouco sobre ele para que vocês possam entender
melhor como funciona o cubaritmo.


Planeta Educação

31/07/2007

Ensinando aritmética a crianças com deficiência visual
Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva

Um dos problemas mais básicos para ensinar-se aritmética às crianças cegas de nascença é como fazer contas. É que não se podem desenhar maçãs para elas. Em outras
palavras, a abstração das crianças que enxergam vem visualmente dos artifícios de contar laranjas, maçãs e tudo o que se vê de gravuras nos livros de aritmética.
Para uma criança cega de nascença, é preciso que se ponham maçãs, laranjas ou bolas-de-gude em suas mãos e que se façam operações a partir daí.

Um brinquedo excelente para isso costumava ser o dominó, pois tinha rebaixos correspondentes aos números que representavam. De uns tempos para cá, os dominós passaram
a ter sete rebaixos, pintando-se somente os que representam o valor de cada peça, resolvendo o visual com um molde só, mas alijando a criança cega de brincar, na
maior negação do que se pode considerar com desenho universal ou mesmo de inclusão social.

Depois de se ensinarem os números, especialmente os algarismos em Braille, costuma-se passar ao cubaritmo. Antes de explicar como ele funciona, é preciso que se
entenda o Braille, que passo a explicar da forma mais simples e menos visual possível. Trata-se de um código baseado em seis pontos dispostos em duas colunas de três.

A coluna da esquerda, de cima para baixo, é numerada de 1 a 3, enquanto a da direita é composta dos pontos de 4 a 6. As letras de A a J ocupam os quatro pontos
superiores, ou sejam 1, 2, 4, 5. De K a T são as mesmas combinações, acrescentando-se o ponto 3. De U em diante, exceto o W, são as mesmas combinações usadas para
de A a J, acrescentando-se os pontos 3 e 6.

Como não se trata de um texto sobre Braille, importa saber que os algarismos são as mesmas combinações de A a J, sendo J o 0. A tabela a seguir apresenta-os:

Algarismo - Código
1 - 1
2 - 1,2
3 - 1,4
4 - 1,4,5
5 - 1,5
6 - 1,2,4
7 - 1,2,4,5
8 - 1,2,5
9 - 2,4
0 - 2,4,5

Se fizermos um cubo em que, numa face tenhamos somente um ponto num canto, virando-o, podemos representar 1 ou ",". Na segunda face, poremos dois pontos alinhados,
que podem formar o 2 e o 3. Na terceira, poremos três pontos próximos de três dos quatro vértices, que permitirão formar o 4, o 6, o 8 e o 0, dependendo da posição.
Na quarta face, poremos dois pontos na diagonal, permitindo representar o 5 ou o 9. Na quinta face, poremos quatro pontos correspondentes aos quatro vértices, equivalendo
ao 7 e, finalmente, na sexta face, deixa-se um traço contínuo para formar sei lá o que. Resumindo, o cubo é capaz de formar qualquer algarismo, o que pode parecer
genial. Teoricamente é.

O cubaritmo é uma caixa com uma grade quadriculada em cima, uma chapa corrediça no meio, rente à grade, e uma gaveta no fundo. Esta gaveta está cheia de cubos como
os que descrevi. Para fazer uma conta, fecha-se a chapa e abre-se a gaveta, retirando-se os cubos que se colocam nos orifícios da grade, formando os números exatamente
como se faz em uma conta visual.

Calcula-se mentalmente o resultado, da direita para a esquerda, escrevendo-se o resultado na linha seguinte, sem tirar nem pôr, como quem enxerga faria à tinta
no papel. Para desmanchar a conta, basta fechar a gaveta e correr a chapa, tal que os cubos caiam novamente ali dentro.

O que, à primeira vista, parece uma solução espetacular, é um tormento para a criança cega porque o raciocínio de quem não vê não tem nada a ver com o de quem enxerga.
É uma tentativa de obrigar um tipo de abstração que não tem correspondente no imaginário de um cego. Além disso, é de extrema lentidão, o que faz com que as provas
tenham de ser feitas em sala separada e em tempo muito maior que o dos demais alunos, ajudando a excluir a criança do convívio dos companheiros. Em sala separada
porque é preciso concentração perfeita e muito lenta porque a criança precisa transcrever para o papel tudo o que fez, dobrando o trabalho.

Fonte:
Rede Saci

Realmente era bem demorado fazer as provas de matemática, mas na época
que eu estudava a maioria dos cegos só aprendiam a fazer contas pelo
cubaritmo. Hoje muitos cegos utilizam o sorobã. Ainda quero aprender a
fazer contas utilizando o sorobã.
Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário