quinta-feira, 14 de junho de 2018

Televisores acessíveis para deficientes visuais

Assim como os computadores e celulares com programas leitores de tela melhoraram a vida das pessoas cegas ou com baixa visão, agora alguns modelos de televisores também tem vindo com leitores de tela para permitir que os deficientes visuais possam acessar todas as funções da TV digital como por exemplo ativar a audiodescrição, consultar os nomes dos canais, o guia de programação, a sinopse dos filmes, e configurar toda sua televisão com autonomia. Para vocês entenderem melhor como funciona, encontrei um podcast muito bacana do Marlon Souza da Blindtec. Ele gravou um podcast demonstrando todos estes recursos de acessibilidade de uma smart TV da Samsung totalmente operada com o uso do leitor de telas.

Acessem os links abaixo para ouvir o podcast e ler a matéria completa.
Link direto para ouvir o podcast:
<a href="http://www.blindtec.com.br/podcast/BlindTec21-usando-o-guia-de-voz-em-smart-tv.mp3" target="_blank">
www.blindtec.com.br/podcast/BlindTec21-usando-o-guia-de-voz-em-smart-tv.mp3</a>

Link da matéria completa:
<a href="http://www.blindtec.com.br/blog/2016/10/blindtec-21-usando-o-guia-de-voz-das-smart-tvs-samsung/" target="_blank">www.blindtec.com.br/blog/2016/10/blindtec-21-usando-o-guia-de-voz-das-smart-tvs-samsung/</a>

Dêem uma lida nos comentários abaixo da matéria, pois o pessoal coloca vários modelos que possuem este recurso de acessibilidade. Além destes, com certeza devem ter muitos outros, pois de tempos em tempos surgem novos modelos.

Pena que os menus das TVs por assinatura não tem esta acessibilidade para nós deficientes visuais.

Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário