terça-feira, 10 de julho de 2018

O que é NFC e como utilizá-la

Olá pessoal, hoje venho falar de Uma tecnologia sensacional que está revolucionando a maneira de interagirmos com nossos dispositivos eletrônicos e que veio para ficar!

Estou falando da NFC. Para quem não sabe para que serve, neste post, explico um pouco sobre esta tecnologia.

A sigla NFC significa Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo "CCP").

O recurso NFC foi desenvolvido numa parceria entre Sony e Phillips em 2002 e impulsionado a partir de 2004 pelo NFC Forum, que é conduzido por empresas como Samsung, Nokia, Intel, Microsoft, Google e Visa com a finalidade de promover o avanço da tecnologia, definir regulamentações e especificações de uso.

Através desta tecnologia podemos trocar informações sem fio de forma segura e rápida entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro a uma pequena distância, que chega no máximo a 10 cm. Pode ser entre diversos gadgets, como celulares, crachás, pulseiras, tablets, cartões, chaveiros e qualquer outro dispositivo que tenha um chip NFC.

A partir do momento que os dispositivos estejam suficientemente próximos, a comunicação é estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais ou mesmo digitar uma senha.

Algumas situações interessantes no nosso dia a dia em que pode-se utilizar o recurso NFC:

Trocar fotos:
Basta habilitar a função e aproximar ambos os aparelhos. Seu dispositivo irá vibrar e aparecerá a mensagem “Toque para enviar”. Clicando em qualquer
lugar na tela, a foto será enviada.

Quem tiver um alto-falante com chip NFC pode escolher a trilha sonora simplesmente escolhendo a música no smartphone e em seguida aproximá-lo do alto-falante.

Pagamentos
Além de trocar arquivos, o NFC é utilizado em serviços de pagamentos como Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay.

O NFC também serve como método de consultas e recargas de bilhetes de transportes.

Em muitos países, o pagamento de passagens, compras, etc é feito em sua maioria por NFC.

etiquetas ou Tags NFC:
Estas etiquetas inteligentes são constituídas por um chip NFC que guardam uma informação, e quando são lidas por um leitor NFC executam ações predefinidas pelo usuário.
Com estas etiquetas pode-se configurar o seu smartphone com NFC para que quando leia uma etiqueta desative ou ative o Wi-Fi, entre no modo silencioso, abra uma aplicação, etc. Desta forma pode-se automatizar ações no seu smartphone de uma forma simples e rápida.
Tipos de etiquetas NFC:
Dentro de qualquer cartão NFC existe um chip NFC. Estes dispositivos eletrônicos guardam informação e controlam o seu acesso. Os chips NFC possuem diferentes capacidades e configurações de memória. Estes parâmetros afetam a quantidade de informação que se pode guardar, a possibilidade de bloquear um chip e muitos outros fatores. Antes de comprar etiquetas NFC, pesquisem mais a fundo sobre o assunto,
pois há vários modelos. Regraváveis, não regraváveis, etc.

Quando conheci as etiquetas NFC, tive a ideia de utilizá-las para etiquetar minhas pastas com determinados documentos como por exemplo pasta de diplomas, certificados, etc. Pois o Braille é bem frágil e os pontinhos se apagam facilmente. Utilizando as etiquetas NFC não tenho este problema.

Em fim, há muitas situações em que podemos utilizar o NFC, principalmente em atividades comuns no nosso dia a dia. Já imaginou entrar no carro e ao aproximar seu smartphone do painel o bluetooth se ativar, para você ouvir aquele som bacana ou atender chamadas enquanto está no trânsito? Com a tecnologia em nossas mãos, a criatividade é o limite!

2 comentários:

Unknown disse...

Muiro interessante Fabiana!! Obrigada por compartilhar essas informações conosco. Sucesso e parabéns pelos conteúdos criados na internet. Beijo

Unknown disse...

Muito interessante Fabiana!! Obrigada por criar conteúdos bons na internet. Beijo

Postar um comentário