domingo, 23 de agosto de 2020

Como verificar o IMEI de um celular Android ou iOS

Hoje escrevo como saber o IMEI de um celular Android ou iOS.

O que é e para que serve?

IMEI? significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel (International Mobile Equipment Identity). É um código numérico único e global que identifica celulares internacionalmente formado por uma sequência de 15 números. Por meio deste código, é possível bloquear completamente o funcionamento de um aparelho. Aparelhos com suporte a mais de uma linha telefônica (dual SIM, por exemplo) vão apresentar dois números de IMEI.

Em caso de perda ou roubo do celular, Com esse código em mãos, você pode ligar para sua operadora e pedir para bloquear definitivamente seu aparelho. Diferente do bloqueio de chip, onde você apenas cancela o seu número. O bloqueio do aparelho faz com que ele perca suas principais funcionalidades como fazer e receber ligações, trocar SMS, acessar a internet e redes sociais, entre outras coisas. Quando registrar o Boletim de Ocorrência, se possível informe o IMEI do aparelho também.

Como descobrir o IMEI em celulares Android e iOS?
Existem Várias maneiras de descobrir qual é o número do IMEI do seu celular, seja ele Android ou iOS (iPhone). Veja a seguir alguns exemplos.

conferir na nota fiscal de compra ou na caixa;
Uma das maneiras mais fáceis de saber o código IMEI é conferindo na nota fiscal de compra  ou olhando a caixa do dispositivo (Geralmente, a informação sobre o IMEI está em uma etiqueta colada na caixa. Ela pode estar na lateral ou na parte de baixo).

Ligando para *#06#
1. Abra o aplicativo telefone do celular (deseno de um telefone) como se fosse fazer uma ligação;
2. digite
*#06#
3. Pronto, o código IMEI irá aparecer na tela;
4. Clique em ok para sair desta tela.
Obs: Esse método pode ser usado em celulares com qualquer sistema operacional, e em qualquer parte do mundo.

Verificando a bateria do celular
Outra maneira de descobrir o IMEI do celular é olhando o número inscrito abaixo da bateria do aparelho. Entretanto, esse procedimento só é possível em smartphones em que possuem bateria removível.
Caso seu smartphone permita executar este procedimento, desligue o aparelho, remova a tampa traseira e retire a bateria, e logo abaixo você encontrará o código IMEI. Lembre-se de que podem haver dois deles, no caso do aparelho ser dual chip.

Olhando nas configurações do celular Android ou iOS
Celulares Android
1. Vá nas configurações do aparelho;
2. Clique em “Sobre o telefone”;
3. Uma das informações exibidas é, justamente, o IMEI do smartphone. Além disso, são mostrados outros dados que podem ser importante, como número do modelo e de série.
celulares iPhone
O procedimento é bem parecido.
1. Vá em “Geral”
2. Clique em “Sobre”;
3. Clique na opção “IMEI”
4. A informação será exibida na tela.

Através do IMEI ,também podemos identificar se um smartphone é original, pois  a sequência de números deve ser a mesma no aparelho e na caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário